O Que é e qual sua origem?

Tribulus Terrestris é uma erva trepadeira que cresce em qualquer região com climas moderados e tropicais. Porém a planta é originaria da Índia. O extracto seco utilizado por praticantes de musculação e culturismo, em formula de cápsulas, é retirado do fruto desta planta.

Para que serve?

A medicina tradicional tem usado o Tribulus Terrestris para aumentar os níveis de energia, diminuir os sintomas de depressão, para tratar impotência e infertilidade no homem e mulher, e principalmente pra aumentar a força e o vigor. Por causa do histórico longo de uso desta planta, o seu uso foi considerado muito seguro, vários atletas usam oTribulus Terrestris para aumentar os níveis de testosterona no corpo, aumentar a queima de gordura, aumentar a força, massa muscular e a resistência física. O uso doTribulus Terrestris pode aumentar os níveis de testosterona através de uma estimulação natural da glande pituitária, o que promove um aumento da secreção do Hormônio Luteinizante (LH) o que leva um aumento do níveis de testosterona livre no homem e um aumento de progesterona na mulher.

Mecanismo de acção

Tribulus Terrestris provoca vasodilatação na região genital, o que pode explicar os seus efeitos sobre a erecção. Pode aumentar ainda a contagem de espermatozóides, bem como a sua motilidade, podendo, por isso, ser um auxiliar precioso para tratar a infertilidade. Em mulheres, diminui os sintomas da frigidez sexual, aumenta a libido e reduz os sintomas da menopausa.
Ao aumentar as concentrações plasmáticas de testosterona, aumenta também produção de músculo como efeito anabólico. A testosterona é vital porque desempenha vários papéis essenciais no nosso organismo, em especial, a síntese de massa muscular, com os consequentes ganhos de força.

Entendendo um pouco melhor....

Tribulus Terrestris é um adaptógeno da testosterona. Em medicina um produto é classificado com adaptógeno quando tem a propriedade de reequilibrar o organismo toda vez que este se encontrar alterado. Estudos clínicos têm mostrado que o aumento dos níveis de testosterona tem efeitos positivos não somente na força física e resistência, como também na função sexual, na densidade mineral óssea, metabolismo e nos níveis de imunidade. Por isso, é também muito indicado para idosos com problemas como artrite, artrose, fraqueza muscular e fadiga crónica.



Efeitos colaterais do Tribulus Terrestris

São extremamente raros, sendo pouco relatados, mas pode conter alguns pequenos efeitos colaterais pequenos relacionados a digestão e ao ao aumento dos níveis de testosterona. O Tribulus Terrestris aumenta os níveis de testosterona do corpo, sendo que a testosterona em si possa causar efeitos colaterais secundários indesejados, tais como aumento dos níveis de agressividade, maior crescimento de cabelo (os fios de cabelo costumam nasceu um pouco mais espessos) e alargamento da glândula da próstata. Embora a testosterona no corpo possa causar estes efeitos potencialmente indesejados, o aumento da testosterona dificilmente é compreendido como um efeito colateral secundário do uso de Tribulus Terrestris.
O efeito colateral mais relatado pelo uso de Tribulus Terrestris é uma leve dor estomacal, que pode vir acompanhado ou não de náuseas. Na maioria dos casos, evita-se o problema consumindo o extrato de Tribulus Terrestris durante ou logo após as refeições. Outra dica para quem sente os efeitos colaterais com o uso do Tribulus Terrestris é tomar o suplemento natural junto com algum iogurte.
Alguns apontamentos indicam que o uso de extrato de Tribulus Terrestris possa estar ligado ao desenvolvimento de ginecomastia, uma doença benigna rara que faz com que ocorra alargamento da região da mama em homens. Geralmente a ginecomastia é ligada ao uso de drogas e medicamentos que alteram a regulação normal dos hormônios sexuais, no entanto, tais estudos não indicavam o Tribulus Terrestris como sendo responsável directamente por estes efeitos colaterais.
Não há casos bem documentados sobre a interacção do Tribulus Terrestris com outros medicamentos, mas o uso do Tribulus Terrestris não é recomendado para pessoas que sofrem com doenças cardíacas, diabetes, ou quaisquer outros problemas de saúde a longo prazo.

Ficha Técnica

Nome científico do Tribulus Terrestris: Tribulus terrestris L.

Família do Tribulus Terrestris: Zygophyllaceae. (anterior: Pedaliaceae).

Sinônimos botânicos do Tribulus Terrestris: Pedalium murex L., Tribulus terrestris var. sericeus Andersson ex Svens.

Outros nomes populares do Tribulus Terrestris: viagra-natural, Puncture vine e goathead (inglês), abrojo (espanhol), tribulus (italiano).

Constituintes químicos do Tribulus Terrestris: açúcares reduzidos, alcalóides (harman e harmina), ácidos graxos insaturados, esteróis, flavonóides (tribulosídeo), glucosídeos, nitratos, óleo essencial, potássio, kaempferol, resinas, saponinas, taninos.

Propriedades medicinais do Tribulus Terrestris: afrodisíaco, analgésico, antiespasmódico, antiinflamatório, antilítico, cardíaco, demulcente, diurético, restaurador, tônico.

Indicações do Tribulus Terrestris: disfunções sexuais, impotência (homens e mulheres), incontinência urinária, dor ao urinar, pedras nos rins, gonorréia, doenças cardíacas, vertigens, neurastenias, dor de dente, higiene bucal.

Parte utilizada do Tribulus Terrestris: folhas, raízes.

Contra-indicações/cuidados com o Tribulus Terrestris: pessoas com hipertensão ou cardiopatia, só devem usar a Tribulus com acompanhamento médico. Se possível evitar o uso interno. O uso excessivo pode provocar problemas estomacais. Em hipertensos e cardiopatas pode ocorrer hipotensão e se a eliminação de potássio for considerável, poderá haver potencialização dos efeitos dos cardiotônicos.

Modo de usar do Tribulus Terrestris: gel, cápsulas, infusão ou decocção.
Uso interno: infusão de uma colher de café de folhas por copo de água 3 vezes ao dia.
Uso externo: decocção para banhos, compressas e fricções.