Recentemente foi elaborado um artigo, pelo “Institute of Health Sciences”, sobre os super alimentos que fortalecem o sistema imunitário de forma natural.
O artigo enumera os alimentos que mais propriedades benéficas contêm.
Com pequenas alterações no dia-a-dia, consegue-se fortalecer o sistema imunológico, sem a ajuda de suplementos alimentares.
Tenha atenção a uma alimentação variada e equilibrada. A monotonia pode dar origem a carência em alguns minerais ou vitaminas.
No artigo, podemos encontrar alimentos que ajudam a prevenir constipações ou gripes sazonais. Alimentos tais como:
Alho
É um dos melhores antibióticos naturais. Pode ser utilizado em qualquer prato de cozinha. Este alimento ajuda na prevenção das mais comuns constipações até para prevenção de doenças do foro gastrointestinal. O alho contém um composto, de nome Alicina, que é um óleo volátil sulforoso, que inibe o desenvolvimento de bactérias, fungos e estimula o fluxo das enzimas digestivas. O artigo refere que além do alho, o cravinho e o tomilho também contêm este poderoso composto anti-bacteriano e anti-cancerígeno.
Iogurte
Um estudo alemão demonstra que os probióticos, encontrados no iogurte, podem reduzir os efeitos da constipação em menos de 2 dias. Mas nem todas as estirpes de bactérias têm esse efeito imunitário. No estudo concluiu-se que apenas as bactérias Lactobacillus casei e Lactobacillus reuteri demonstraram terem efeitos sobre o sistema imunológico. Deve procurar iogurtes que contenham estas estirpes.
Cogumelos
Estes alimentos contêm beta-glucano que ajudam no processo de defesa do organismo. Este hidrato de carbono liga-se aos macrófagos, activando-os para o combate contra vírus, bactérias e células cancerosas. Coloque cogumelos na massa, na sopa ou na pizza. Não tem necessariamente de ser cogumelos exóticos. Os cogumelos brancos, frescos, são uma boa fonte.
Alimentos ricos em Vitamina C
Existem vários estudos que indicam que a vitamina C é excelente para a cura e prevenção de constipações e gripes, diminuindo os sintomas associados a essas doenças. Deve incluir, laranja, kivi, morangos, pimentos, brócolos, tomate e couve na sua alimentação diária.
Peixe
A maior parte das pessoas associam o peixe aos ácidos gordos ómega 3. Esta é uma excelente gordura para protecção de doenças do coração. Além destes ácidos gordos, poderá encontrar também o Selénio. Este micro-nutriente é um potente anti-oxidante. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revelou que uma dieta rica em selénio aumentava as defesas do sistema imunitário. Outros estudos demonstram que o excesso também pode ser prejudicial. Por conseguinte, deverá incluir alimentos com selénio na sua alimentação e deverá evitar tomar suplementos de selénio.
Nozes
As nozes são ricas em gordura saudável. São também ricas em anti-oxidantes como os ómega 3 e polifenóis. Apesar de conterem muita energia, não está comprovado que se ingerir 5 a 6 nozes por dia, aumentaria de peso.
Com base nestes super alimentos poderá fazer uma alimentação rica em anti-oxidantes e prevenir-se contra gripes e constipações.