A L-carnitina é uma substancia cada vez mais popular pelo seu potencial de queimar gordura, é produzido pelo nosso próprio corpo e sintetizada pelo fígado e rins a partir de aminoácidos como lisina e metionina. Fundamental para que o ácido graxo (ácido gordo) possa entrar na mitocôndria para ser transformado em energia. Para um melhor entendimento, a L-carnitina é responsável pela oxidação da gordura.

Como o nosso organismo produz uma pequena quantidade de L-carnitina, a gordura tem mais dificuldade para oxidar-se, portanto são eliminadas de forma mais lenta. A maioria dos adultos com uma dieta equilibrada e saudável produz cerca de 50 mg de carnitina por dia, sem suplementos.

Vários estudos têm demonstrado os benefícios de se tomar L-carnitina para perder peso, desde que seja combinado com algum tipo de exercício físico. Se quiser experimentar a L-carnitina para perder peso, o ideal é tomar de 3 a 4 horas antes de realizar qualquer atividade física e meia hora antes de qualquer refeição.

- Fontes naturais de L-carnitina:

Carne de ovelha:

Carne de cordeiro: 210 mg/100 g

Carne de bovino: 64 mg/100 g

Frango: 7,5 mg/100 g

Fermento: 2,4 mg/100 g

Leite: 2,0 mg/100 g

Germe de trigo: 0,1 mg/100 g

Couve-flor: 0,1 mg/100 g