O que é a arginina?
A arginina é um aminoácido essencial precursor do óxido nítrico e da ornitina, dois suplementos desportivos muito populares. É também necessária para a síntese da creatina. Tem sido associada à redução da pressão arterial, redução da coagulação sanguínea e protecção contra enfarte do miocárdio e ataque cardíaco.

Fontes de arginina
A arginina pode ser encontrada nos produtos lácteos (como o requeijão, o leite e o iogurte), na carne de vaca, carne de porco (no fiambre e no bacon), na galinha, gelatina e comida do mar (linguado, camarão, lagosta, caracóis e sardinha).
Outras boas fontes de arginina encontram-se em alguns frutos, vegetais e cereais: amendoins, nozes, castanhas, avelãs, arroz castanho, aveia e produtos de trigo integral.

Quais as funções da arginina?
A arginina desempenha papéis importantes em tarefas cruciais: divisão celular, cicatrização de feridas, produção de hormonas e regularização do sistema imunitário. Estudos científicos mostram que a arginina reduz o tempo de recuperação de lesões ou ferimentos e reduz a pressão arterial.

A arginina e a performance desportiva


A arginina é um suplemento super importante que pode trazer grandes benefícios aos atletas. Quem o comprova é a ciência.

+ Resistência
Um grupo de investigadores quis avaliar os efeitos da suplementação com arginina no desempenho físico até ao ponto de exaustão. Os resultados foram esclarecedores: não houve aumento no grupo do placebo. Ambos os grupos que receberam arginina aumentaram a disponibilidade física e, por consequência, o seu desempenho no teste. O grupo que recebeu 1,5gr de arginina diariamente registou um aumento de 22,4%. O aumento dos atletas que receberam 3gr de arginina foi de 18,8%.

+ Crescimento muscular
Um grupo de cientistas propôs-se investigar os efeitos que a suplementação com arginina e ornitina tem na síntese da hormona de crescimento e da circulação de insulina no organismo em atletas que praticam musculação. As análises às amostras de sangue recolhidas dos atletas permitiram aos cientistas registar um maior estímulo na síntese da hormona de crescimento e maior circulação de insulina nos atletas suplementados com arginina e ornitina.

+ Performance
Um estudo publicado no The Journal of Nutrition mostrou que a combinação de arginina e glutamina melhora a capacidade física dos desportistas e evita o desgaste dos músculos. Os investigadores avaliaram os índices de força muscular, fadiga, dano muscular e aporte de oxigénio em praticantes de râguebi, durante períodos de 10, 30 e 90 dias. No final do tempo do estudo, os cientistas constataram significantes melhorias na recuperação muscular pós-treino, redução do desgaste muscular e maior transporte de oxigénio às células .

Posso aumentar de tamanho se tomar arginina?
Como vimos, é verdade que a suplementação com arginina faz aumentar os níveis da hormona de crescimento, responsável pelo crescimento das crianças e adolescentes. No entanto, nos adultos a hormona de crescimento trabalha apenas na regeneração dos tecidos.
É improvável que indivíduos com idade superior a 21 anos beneficiem de um aumento de tamanho devido à suplementação com arginina.