Para conseguir exercitar os triceps ao máximo, nenhuma fibra muscular deve ser poupada.

Os exercícios de trícipete que consistem em extensões verticais descendentes são mais orientados para dar forma ao músculo, enquanto que os movimentos pesados, que consistem em empurrar a carga no sentido ascendente, conferem mais volume ao tricep.

Extensão de tricep sobre a nuca sentado
(com haltere)

POSIÇÃO INICIAL: Sente-se num banco baixo e eleve o haltere acima da cabeça, segurando-o com ambas as mãos, pressionando a palma das mãos contra o interior do disco do haltere.
MOVIMENTO: Com um movimento lento e contínuo, mantendo os antebraços atrás da cabeça, desça o haltere abaixo da nuca, elevando-o em seguida até à extensão completa dos braços. A força deve partir dos cotovelos. A descida não pode ser excessiva, senão, correrá o risco de lesionar os tendões dos cotovelos. Na fase mais baixa da descida, os antebraços devem ficar quase paralelos ao chão.

Supino com barra curva com pega fechada
(pés levantados)

POSIÇÃO INICIAL: Sendo este um exercício pesado, a utilização da barra curva permitirá aliviar alguma da pressão que se imporia nos pulsos com a barra recta. Com uma barra recta, os pulsos são forçados a rodar mais para fora, podendo criar uma posição desconfortável com cargas mais pesadas. Deite-se de costas num banco e segure na barra pela curvatura interior.
MOVIMENTO: Empurre o peso no sentido ascendente, depois, desça a barra até tocar com as mãos no peito. Este exercício pode ser executado com os pés levantados, mas, com cargas mais pesadas, o atleta também pode optar por deixar os pés no chão, para ganhar estabilidade.

Extensão de triceps deitado
(supino francês)

POSIÇÃO INICIAL: Deite-se de costas num banco plano, segurando uma barra curva sobre a cabeça, com a pega na curvatura interior.
MOVIMENTO: Mantendo o braço imóvel desde o ombro até ao cotovelo e fazendo a flexão apenas do cotovelo para a frente, mobilizando somente o antebraço, desça a barra até à cabeça, voltando a subi-la até à posição inicial em seguida.

Extensão de tricípetes com cabo em barra V

POSIÇÃO INICIAL: Em pé, usando uma barra V, desça o cabo até ficar com os antebraços quase paralelos ao chão.
MOVIMENTO: Mantenha os cotovelos imobilizados, bloqueados ao lado do tronco, sempre a apontar para o chão. Desça a barra flectindo os tricípetes, trazendo-a até perto das coxas. No momento mais baixo da descida, aperte os tricípetes ao máximo, para conseguir uma contração ainda mais forte.